Internautas brasileiros têm acesso aos episódios poucas horas depois da exibição no país de origem
A febre dos seriados na internet vem provocando ao longo dos anos o crescimento de um novo segmento de sites e blogs brasileiros, dedicados exclusivamente a produzir conteúdo relacionado a seriados e a incentivar debates entre os fãs. Atualmente essas páginas inverteram a situação e passaram a incentivar internautas a buscarem novas produções, de tal forma que os próprios canais por assinatura brasileiros estão os utilizando para a divulgação dos seriados que transmitem.
O blog Série Maníacos é um exemplo de site bem sucedido do segmento no Brasil, com mais de 1,5 milhão de acessos mensais, fazendo também parcerias com os grandes canais por assinatura na divulgação de séries. Grande parte dos frequentadores desse tipo de site assistem seriados no computador e não na televisão. Os internautas têm acesso aos episódios poucas horas depois da exibição no país de origem.
Como efeito direto, nos últimos anos, em um processo lento e progressivo, pôde-se perceber que o lançamento de episódios inéditos na TV brasileira está cada vez mais próximo da data de transmissão no canal original. As emissoras também criaram sites para fãs dos seriados, mas eventualmente acabaram cedendo aos já existentes. “Os blogs de séries mais antigos já possuíam uma base de leitores infinitamente superior, e como mais acessos do qualquer hot site dos canais”, afirma Michel Arouca, redator e editor do blog Série Maníacos.
Ao firmar parcerias com os portais da internet, as emissoras demonstram que estão dispostas a conviver com a internet ao invés de combatê-la. Michel Arouca considera que, de fato, a internet contribui, mas de outras formas: “o público que faz download costuma consumir outras mídias mesmo baixando os episódios gratuitamente. DVD, Blu-Ray, CD, iTunes. Sem falar que muitos também assinam a TV a cabo”. “De um jeito ou de outro, as pessoas que baixam séries costumam dar retorno financeiro”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário