Quem sou eu

Minha foto
Muito prazer! Ao seu dispor, se for por amor às causas perdidas!

domingo, 26 de janeiro de 2014

Em sintonia com as Olimpíadas

*publicado originalmente no blog: esportefm.wordpress.com*

Conheça algumas das músicas que fazem parte da história do maior evento esportivo do mundo

Image

A música sempre teve um papel importante nos Jogos Olímpicos, tanto para promovê-los comercialmente e incentivar o consumo do evento (venda de ingressos, aumento de audiência, entre outros), quanto para criar uma relação entre o público e até mesmo os atletas onde eles reconhecem a obra como um dos símbolos que representam o evento e toda a aura que o envolve.

Iremos listar e falar um pouco sobre algumas das músicas e artistas que fazem parte da história das Olimpíadas. Se você gostar e quiser mais, assunto é o que não falta, caro leitor!
Mas antes das músicas, que tal saber um pouco sobre as origens desse grandioso evento? Abaixo vai uma breve descrição das Olimpíadas.

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Verão, ou Olimpíadas de Verão, são reconhecidos como o maior evento esportivo da humanidade e tiveram sua primeira edição em 1896, na cidade Grega de Atenas. O francês Pierre de Coubertin  foi o principal idealizador e fundador dos Jogos Olímpicos. Ele acreditava na possibilidade de unir representantes de todos os povos em um grande evento esportivo com as mais diversas competições e abrangendo as mais diversas modalidades.

A inspiração para o desenvolvimento dos Jogos Olímpicos como conhecemos hoje foram as Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, que contavam com representantes das cidades-estados gregas competindo no Santuário de Olímpia em honra do Deus Zeus. Em sua próxima edição no Rio de Janeiro, em 2016, os Jogos Olímpicos terão um total de 28 esportes e vão contar com mais de 12 mil atletas representando mais de 200 nações.

A MÚSICA E AS OLIMPÍADAS
O Hino Olímpico:



Composto pelos gregos Spyron Samaras e Kostis Palams, O Hino Olímpico é até hoje um dos mais importantes símbolos dos Jogos Olímpicos. A letra, originalmente em grego, fala sobre o Espirito Imortal da Antiguidade adorado por todas as nações que participam dos Jogos Olímpicos em busca da gloria, mas hoje não costuma ser utilizada e somente a parte instrumental do hino é executada. (Veja a letra em português em tradução livre)

Porém depois de ser executado na primeira Olimpíada, em 1986 na cidade de Atenas, o hino ficou em desuso nos Jogos até a 15ª edição, em 1952. Durante esse período, cada olimpíada teve um hino próprio, sem nenhuma relação com o original. A partir da 16ª edição, em 1960, o hino voltou a ser executado em aberturas e encerramentos das Olimpíadas, porém com a letra traduzida para o idioma do país anfitrião ou em versões instrumentais.

One Moment in Time:


A música de Whitney Houston, produzida para as Olimpíadas de Seul, em 1988, foi a primeira ‘Música Oficial’ de Jogos Olímpicos a atingir o status de hit comercial. A música atingiu sucesso em todos os continentes e ficou entre as 10 mais tocadas em 15 países.

Atualmente a música ainda é relacionada aos eventos e entidades esportivas, como em 1988, por exemplo, quando a rede de TV americana NBC Sports utilizou a música no clipe da vitória do time de beisebol Los Angeles Dodgers na Série Mundial de 1988

Barcelona:  



Gravada pelo cantor Freddy Mercury, líder da banda de rock Queen, em parceria com a cantora lírica espanhola Montserrat Caballé, a música foi produzida especialmente para as Olimpíadas de Barcelona de 1992 (foto no início do texto). A música foi tão bem sucedida que, mesmo fazendo parte das gravações solo de Freddy, foi lançada em diversas compilações de músicas do Queen, além de ser reconhecida até hoje como uma das músicas que representam a cidade catalã.

Imagine:



Essa música não foi escrita para um Olimpíada, mas representa um dos momentos mais marcantes entre todas as edições dos jogos, que aconteceu em 1996 durante o encerramento das Olimpíadas de Atlanta.
Durante essa edição, os jogos sofreram com um atentado à bomba nas proximidades da Vila Olímpica da cidade, a explosão deixou 112 pessoas de diversas nacionalidades feridas e dois mortos.  Apesar do choque e do luto causados pelo atentado, os Jogos continuaram e na cerimônia de encerramento o cantor Stevie Wonder interpretou Imagine.

Composição de John Lennon, a música foi lançada em 1971 e se tornou um hino pela paz entre os povos, o que ia ao encontro da mensagem que deveria ser passada naquele momento, lembrando especialmente todas as vítimas do atentado em Atlanta e da tragédia ocorrida nas Olimpíadas de Munique, em 1972, contra a delegação de Israel.

*publicado originalmente no blog: esportefm.wordpress.com*